quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre moda!!




"A moda é uma deusa muda que se afasta quando nos aproximamos dela"

Começo esse post com essa frase que resume bem o universo da moda. O conceito de moda vai alem da necessidade de se vestir. A moda é um fruto direto do seu tempo e assim como a arte é um reflexo de uma época, de uma sociedade.
Esse fenômeno surge entre o final da idade media e inicio da renascença na França. O desenvolvimento de cidades aproximou as pessoas e enriquecidos pelo comercio os burgueses passaram a copiar os nobres e estes para diferenciar-se dos burgueses inventaram novas maneiras de vestirem-se. É nesse momento que surge a dicotomia imitação x diferenciação que continua presente.
A ideia do grande costureiro só irá surgir uns séculos depois do aparecimento da moda mas precisamente no seculo XIX. Contudo na corte de Maria Antonieta, na minha opinião a primeira trendsetter* que se tem noticia, existiu uma mulher que não necessariamente pode ser considerada como estilista ou costureira mas que foi responsável pela maioria das vestimentas da delfina da frança. Seu nome é Rose Bertin e ela possuia uma loja em paris e ao vestir a rainha da França ela acabou ditando as tendências de costumes do Ancien Régime. E entrou para a historia por ser a primeira a assinar suas criações.
Voltando ao século XIX, apesar da moda ter seu berço na França o primeiro grande costureiro da história foi um inglês: Charles Frederick Worth. Foi ele o responsável por mudanças bastante significativas para a moda.
Worth chamava suas clientes para a sua maison e moças desfilavam com suas novas criações. Worth também foi o responsavel pela divisão das criações em duas estações. Só para se ter uma ideia, antes disso na época do diretório a moda era usar roupas cujos tecidos eram bem finos quase transparentes e algumas mulheres chegavam a molhar suas roupas para ficarem parecidas com estátuas gregas, dá pra imaginar as consequências disso no rigoroso inverso europeu. Além disso ao dividir suas criações em duas estações Worth fez nascer o desejo de compra.
No século XX, a moda foi se moldando até a forma como a conhecemos hoje. Em meados do século XX a industria percebeu que o lançamento de novas coleções com pequenas mudanças nos artefatos produzidos poderia aumentar e muito as suas vendas, é nesse momento que a moda invade nossas vidas indo além das roupas (carros, utensílios domésticos e etc).
Finalizo esse post com uma frase do famoso pensador Gilles Lipovestky:

A moda é nossa lei porque toda a cultura sacraliza o novo e consagra a dignidade presente”

*trendsetter: pessoas que lançam ou apontam as tendências.

Se alguem se interessar mais sobre o assunto recomendo os livros:
"A moda" da coleção folha explica da jornalista de moda Erika Palomino, é um livro bem simples mas que explica bem o funcionamento desse universo.
"O império do efêmero" de Gilles Lipovestky, é um livro pra quem quer se aprofundar mais no assunto por ser mais complexo. Acho uma pena algumas pessoas que trabalham com moda não o lerem.
Na minha opnião trabalhar com moda vai além de fz carão e ler só revistas!

Espero que os poucos leitores ou quase nenhum tenham gostado!
beijoss

Um comentário:

  1. Uauuuuuu
    Agora está postando artigos tb, é??? Que chique!!!!!!! Isso é q é estar na MODA!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir