sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A estamparia!!




A maioria dos tecidos produzidos pela industria são lisos, mas quando uma estampa vira mania e por consequencia moda consegue ofuscar os tecidos lisos e surge com força total na midia especializada( passarela, vitrines, revistas e etc).
A estamparia é apenas uma parte do longo processo da cadeia têxtil pertencente ao âmbito dos acabamentos. Consiste na arte de adornar um tecido por meio de motivos únicos ou variados que podem se repetir ou não.
Os motivos podem aparecer de duas formas sobre as superfícies têxteis. Em uma delas o desenho se apresenta de forma continua, a chamada estamparia corrida. Já na estamparia localizada, o motivo é aplicado em locais específicos da peça.
Os primeiros povos que utilizaram métodos de embelezar os tecidos foram os chineses e indianos. As pinturas serviam como diferenciação hierárquica. Na idade media que os tecidos começaram a ser desenvolvidos na Europa, provavelmente depois dos cruzados voltarem do oriente com diversas novidades, despertando o interesse dos europeus. É na idade media também que surge um fenômeno cultural bastante conhecido por nos atualmente, fenômeno esse denominado de moda.
Prometo em um próximo post falar mais sobre o surgimento da moda e sobre seu universo complexo.

Um comentário: